Saturday, February 11, 2006

TEUS OLHOS COR DE MEL



Das palavras que trazes afogadas,
Das tuas mãos de flor, olhos de mel,
Dos teus cabelos lisos as cores das madrugadas.

A tua joia cintilante são os doentes.
Do teu andar vem a fúria bater-te.
Dos teus gestos que fazes sentes.

Onde estivermos há-de estar o vento.
Nú na chuva e no fogo.
Herois castrados e malditos, combatemos.

Todos sofremos,
Os estilhaços dos ferros ocultos
O mesmo sal que foi feito do mesmo sangue,
E todos dormimos como putos.
E na chama das nossas mesas esqueçemos.

Tu me dirás, flor que nós existimos.
Tu me dirás, flor que nascemos das árvores.
Que viémos, amámos e partimos

No teu perfume raro nasce a palavra do nada.
Tu que me dizes flor, e no vento sorrimos
A esta semente selvagem.
E no silêncio canto a dureza da montanha de lava.

Penso no colar das tuas horas.
E o casulo, também o teu encanto
E no colo do meu silêncio tu choras.

Volta outra vez ao mundo para eu poder dormir.
Devoro as minhas lágrimas e o medo,
Enquanto a fome me doi.
Volta outra vez ao mundo para tu sorrires.

Teus olhos de boa artesã,
Eu poeta das cores
Tu flor a esperança do amanhã.

Morro aos poucos de ternura,
E a minha aventura o caldo da minha infância,
Certo é os teus olhos são a tua cura.

Neste social baile dos malditos,
Pareces estar tão longe e estás tão perto.
Forjo as cores e as formas num silêncio de gritos.José Pires

8 comments:

Fragmentos Betty Martins said...

"Penso no colar das tuas horas.
E o casulo, também o teu encanto
E no colo do meu silêncio tu choras".

"TEUS OLHOS COR DE MEL"

Ao belo nada se lhe pode acrescentar!

A beleza deste poema... as palavras ficam por dizer...

Beijinhos

Micas said...

Belissimo este poema.

Beijinho

Xandra said...
This comment has been removed by the author.
Simbelmune said...

que alma vê o poeta se não a sua reflectida em outros olhos?...

Xandra said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Xandra said...
This comment has been removed by the author.
Xandra said...
This comment has been removed by the author.
Xandra said...

:)*